Princípios básicos para uma boa Gestão Financeira

O pequeno empreendedor é o faz tudo na sua empresa. Atua nos níveis estratégico, tático e operacional. Muitas vezes, a figura do empreendedor se confunde com a própria empresa, mas para o empresário que quer crescer, algumas atitudes são necessárias deste o início de um novo negócio.

As palavras: disciplina e organização, farão total diferença para uma gestão financeira eficiente e ajudarão no crescimento saudável da empresa.

Sem uma rotina bem estabelecida para o tratamento adequado das informações financeiras, de nada adianta o empreendedor guardar notas de compra, saber por alto quanto foi faturado, ou quanto tem para receber e pagar, pois estas informações estão apenas na cabeça do empresário e precisa estar registrado para tomar decisões baseadas em fatos concretos.

O pequeno empreendedor tem muitas decisões para tomar durante o dia, então sugiro que comece o dia atualizando o seu financeiro (contas a pagar, contas a receber, conciliação bancária, fluxo de caixa e outros). Separe pelo menos duas horas do seu dia, preferencialmente na parte da manhã, para se dedicar exclusivamente esta tarefa.

Seguem alguns princípios para gerir seu financeiro que vão te ajudar a levar seu negócio para o próximo nível:

  • O Caixa da Empresa não é Caixa Eletrônico: existe um princípio contábil que diz que os bens dos sócios não se misturam com os bens da empresa, o princípio da entidade. Defina um pró-labore agora e pare de pagar suas contas pessoais com o caixa da sua empresa, quando você faz isso, perde o controle da situação financeira da sua empresa e consequentemente da sua situação financeira pessoal. O Empresário que faz os pagamentos pessoais na conta da Empresa, tem uma ilusão de que não é remunerado pelo seu trabalho e ninguém quer trabalhar sem benefício financeiro. É bom fazer esta separação para entender quanto você quer ganhar e quanto a empresa pode te pagar. Assim se você quer ganhar mais, terá que criar estratégias para fazer seu negócio crescer.
  • Tenha um controle efetivo do seu caixa: controle cada centavo que entra e cada centavo que sai, inclusive o cafezinho, tarifas bancárias, lanche para os funcionários, combustível, tudo mesmo. Um controle financeiro eficiente vai mapear seu gasto. Entenda que cada real que sai, não equivale diretamente a cada real que entra.
  • Gaste menos que ganha: parece óbvio, mas ainda nos dias de hoje, é o primeiro conselho de qualquer profissional de finanças, tanto para controle pessoal, quanto para o empreendedor. Não temos educação financeira e isto se reflete na forma que os empreendedores administram suas empresas.
  • Faça previsões para baixo: se prepare para quando as coisas não saírem conforme você planejou. Imagine sempre três cenários: um cenário realista, um cenário pessimista e outro ainda pior. Agora ficou assustado? Estou falando sério! Vou explicar: quando você faz um cenário realista, tenho certeza que já está sendo bastante otimista, no pessimista você se prepara para que um detalhe não saia conforme planejado, já no cenário muito pessimista, você faz um planejamento para que nada saia conforme seu planejamento. Assim você sempre estará preparado para qualquer eventualidade.
  • Não tome decisões sem informações: se não enxerga, não gerencie. Antes de tomar decisões sobre contração de funcionários, aumento da velocidade de internet, comprar um veículo, pegar um empréstimo, etc. É importante saber qual o impacto que esta ação terá no seu negócio. Separar as decisões em operacional, investimento ou financiamento, vai ajudar a entender se a decisão vai gerar lucro ou prejuízo.

Faça um compromisso de assumir agora o controle do seu negócio e análise quais destes princípios você não está seguindo e lembre-se todos os dias duas mil empresas fecham no Brasil.

Portanto meu conselho para o pequeno empresário é: disciplina e organização.

Se precisar de ajuda, me chame tenho certeza que posso te ajudar.

 

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.