Certifique-se de ver alguns defeitos seus morrerem antes de você

Hoje convido você a começar à entender e vivenciar a profundidade das frases clichês que encontramos e compartilhamos, mas não as aplicamos em nossas vidas. Vou partir do ensinamento de uma grande filósofa contemporânea chamada Helena Blavatsky, que diz: “Honre suas verdades com a prática“.

Em relação a frase “Procura a satisfação de veres morrer os teus vícios antes de ti” é de um filósofo chamado Sêneca (04 a.C. – 65). Eu escutei da Professora Lúcia Helena Galvão e achei de uma profundidade imensa.

Para nos certificarmos de que isto aconteça, ver nossos defeitos morrerem, primeiro temos que reconhecer nossas sombras. Sabe aquilo que te incomoda tanto no outro? Sinto te informar, está em você. Quando você perde 1 hora falando mal de alguém, está falando exclusivamente dos defeitos que vive em você.

Então, quando você enxergar algo em alguém que te incomoda pare e pergunte a si mesmo:

Porque eu estou tão incomodado com a atitude da outra pessoa? Será que não me sinto ofendido por ela ter coragem de expor algo que tento esconder? Quais os defeitos estão me impedindo de alcançar um nível mais elevado na minha vida? Como está minha vida profissional, financeira e meus relacionamentos?

Pare de olhar para o outro e comece a olhar para sua essência. Pense sobre isto, trabalhe para que isto aconteça. Nós não viemos neste mundo pra viver uma vida medíocre. Para que tenhamos uma vida plena temos que reconhecer nossa sombra, convidá-la para sentar à mesa e dialogar com ela. 

Quanto mais escondemos os nossos defeitos de nós mesmos, mais temos dificuldades de alcançar melhores resultados em nossa vida.

Hoje em dia, encontramos soluções para quase todos os problemas, seja em um aplicativo, na indústria farmacêutica, com cirurgiões, etc… Mas a grande verdade é que se a solução não vem de dentro ela não se torna permanente.

Um grande exemplo são as cirurgias bariátricas,  a pessoa tem dificuldade de emagrecer e ao invés de minar todas as alternativas, ou seja, entender qual o motivo físico ou emocional que a impede de emagrecer, ela parte para um procedimento cirúrgico e algum tempo depois se vê novamente obesa.

Parece um convite simples, mas é muito profundo. Pare hoje e olhe para si, veja em você com total honestidade seus defeitos e se prepare para alcançar um nível mais justo e honesto na sua existência.

Ahhhh… e por favor, antes de compartilhar uma frase bonita, experimente vivenciar esta frase pelo menos uma semana e depois que ela estiver incorporada no seu ser, aí sim… compartilhe!!!

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.