Por trás de todo CNPJ, tem um CPF

A forma que o dono do CPF administra suas finanças pessoais, muito provavelmente é a mesma que ele administra as finanças da sua empresa.

No Brasil, em 2021 o endividamento das famílias chegou a 71 % e é óbvio que de alguma forma isto tem um impacto significativo no motivo de mais de 2 mil empresas fecharem todos os dias.

O setor financeiro é o reflexo de todas as decisões que são tomadas dentro da empresa, é aqui que se mensura se determinada ação teve um impacto positivo ou não.

O problema é que para a maioria dos empresários, o setor financeiro paga contas e faz faturamento e no final do mês envia os documentos para a contabilidade, ou seja, o empresário não faz um acompanhamento efetivo e constante para saber se suas ações estão coerentes com seus negócios.

Neste processo alguns erros fatais são cometidos, como por exemplo, confundir faturamento com lucro.

Minha sugestão é que se tenha mapeados todas as despesas inerentes ao seu negócio, aqui estou falando de um plano de contas gerencial, e a partir deste plano de contas fazer os relatórios de fluxo de caixa e demonstrativo de resultado que são fundamentais para acompanhamento e suporte nas tomadas de decisões.

Qualquer sistema de gestão simples pode oferecer esses relatórios para o acompanhamento e controle no setor financeiro, além de ter a possibilidade de comunicação direta com os outros setores da empresa e com a contabilidade.

Se o seu CPF está por trás de um CNPJ, mais que um cidadão comum você tem a responsabilidade de não fazer parte da estatística, então, pare com esse pensamento de que sabe tudo. Foque no que é bom e tenha parcerias para suprir seus pontos falhos e lembre-se que o comportamento que te trouxe até aqui, serviu para te trazer até aqui, mas não será capaz de te levar para o próximo nível.

 

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.