Como motivar sua equipe

Estamos cansados de ouvir que passamos mais tempo no trabalho do que em casa e portanto o trabalho deveria ser a extensão do nosso lar, onde o objetivo principal é claro ganhar o sustento, porém é de responsabilidade da empresa entregar os meios e criar uma cultura onde os empregados consigam desenvolver seu trabalho com dignidade.

Uma rotina de trabalho muitas vezes é cansativa, está claro que passar 8 horas por dia em frente a um computador pode se tornar exaustivo e estressante. Para falar sobre como motivar uma equipe, primeiro vou falar de como desmotivar uma equipe.

Uma empresa desenvolve um programa de premiação para o funcionário destaque do mês e no terceiro mês informa que ninguém merece a premiação. Se ninguém fez nada “extraordinário”, quem é o responsável? Os líderes, gestores, gerentes… Claro!

Para uma organização cobrar pro-atividade é necessário ter uma cultura para estimular este hábito. Os colaboradores têm que ter algum nível de poder de decisão sem ter que pedir autorização até para ir ao banheiro.

Em uma empresa onde o objetivo das câmeras de segurança é monitorar os funcionários e os monitores dos computadores ficam posicionamos de forma que todos vejam em que estão trabalhando, é  um ambiente de pura desconfiança. Digo com toda certeza, é realmente difícil alguém se destacar.

Então, se a empresa criar um programa de premiação, ela tem a obrigação de escolher um funcionário, pois quando ela não escolhe, ela dá um “tiro no pé”. Um programa criado coma intenção de motivar, desmotiva. Os empregados se acomodam e continuam entregando o que são pagos para entregar.

Criar um ambiente motivacional não é difícil, só precisa de pessoas, e entender que as pessoas são o coração da empresa.

Em uma gestão estratégica moderna, é necessário entender que cada empregado é único, pois a tecnologia está ao alcance de todos, mas, os profissionais do século XXI dão muito mais valor à qualidade de vida do que salário.

Portanto, empresários, transformem seus colaboradores em parceiros. Afinal, eles são os responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso!!

 

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.