A importância das Demonstrações Financeiras

Você que é pequeno empresário e se prepara para os desafios de gerir sua empresa, já se deu conta da importância das demonstrações financeiras gerenciais?

A maioria do pequeno empresário não faz ideia da quantidade de informação que pode ser extraída das demonstrações financeiras mais utilizadas, que são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado. Através de informações de um demonstrativo de resultado, você pode fazer classificação dos custos em fixo e variáveis e determinar a margem de contribuição. Com informações de classificação de custos e margem de contribuição, pode-se ter parâmetros para precificação, ou seja, mais precisão no preço de venda.

Também é possível calcular o ponto de equilíbrio e estabelecer qualquer meta a partir da mesma metodologia do ponto de equilíbrio. O EBTIDA que é um indicador que hoje está muito na pauta, também pode ser extraído destes demonstrativos. Através do EBTIDA fica fácil calcular o fluxo de caixa operacional, o seja, o fluxo de caixa livre da empresa.

Através do balanço Patrimonial da Empresa, não aquele que está na contabilidade, que na maioria da vezes não espelha a realidade, mas sim o balanço reclassificado ou balanço gerencial com os saldos das contas do ativo disponível, como por exemplo o caixa, banco, estoques e todas as contas do passivo circulante ou seja suas contas à pagar de curto prazo, você vai conseguir extrair indicadores de endividamento, rendimento e de liquidez, que são indicadores importantes para tomada de decisão.

Juntando as informações destes dois demonstrativos você consegue calcular também a necessidade de capital de giro, o capital de giro líquido da empresa e o saldo de tesouraria, ou seja, você consegue ter todos os indicadores necessários para fazer uma boa gestão e a partir do EBTIDA, você vai ter o fluxo de caixa livre da empresa que é a ferramenta que demonstra se você está construindo ou não valor para o teu negócio.

Hoje todos os dias duas mil empresas fecham, e um dos motivos que mais contribuem para isto, é a total falta de controle das informações financeiras. Alguns empresários até tem as informações, mas não sabe como interpreta-las.

Informações financeiras gerenciais faz com que você tenha uma visão mais ampla do seu negócio. Visão do desempenho, visão da saúde financeira, da dinâmica do caixa e se seu negócio é viável.

Portanto empresário, olhe com mais carinho da próxima vez que estiver diante de um Balanço Patrimonial ou um Demonstrativo de Resultado, pois você vai encontrar nestes relatórios informações valiosas para o seu próximo passo, e caso não saiba interpretá-las, converse com seu contador, ele vai saber te orientar.

 

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.