Entender ética como um fator chave de sucesso para as organizações

Hoje muito se tem falado sobre ética, valores e valores morais nas organizações. O que me chama mais atenção e que quando há a necessidade de falar é porque está faltando isto nas empresas. E quando pensamos na empresa como um organismo vivo, composto por pessoas, fica claro que não tem como uma empresa ser ética se as pessoas que fazem parte dela, não serem. Tem que haver congruência entre as engrenagens e a organização.

A ética é difundida é discutida desde A.C, com Platão e Aristóteles, que falava sobre as virtudes do homem, sobre justiça, sobre como a razão está ligada ao bom, o belo e o justo, e mesmo sendo um conceito tão antigo, este conceito ainda não está incorporada na nossa alma.

A ética regulamenta nosso comportamento, busca nosso desenvolvimento pleno, integral e harmônico ou seja, é a excelência de viver bem, individual ou coletivamente.

Segundo Platão, quando falamos de justiça, a de se lembrar que você é aquilo que faz quando a última porta se fecha atrás de você, ou seja, você não tem mérito pelo que faz apenas quando está sendo observado. Quando pegamos este gancho e levamos para as organizações, pensamos o quanto de oportunidades um empresário perde por não ser ético. Pois, ele sempre está sendo observado, e é de grande responsabilidade, guiar uma sociedade inteira com inteligência em direção a um caminho de valores morais. Neste sentido, pensamos: que tipo de formação os futuros empresários estão recebendo?

Em relação as vantagens competitivas, uma empresa ética, vai além das vantagens tecnológicas, e outras inerentes ao seu negócio, pois estas vantagens podem ser copiadas, porém, reputação, confiança e dedicação, não. 

Em uma empresa dirigida de maneira egoísta, seus empregados tenderão a adotar a mesma atitude, pois porque deveriam dedicar seus interesses individuais, se são os outros que enriquecem? Do contrário, em uma firma ética, a confiança e prosperidade é mútua. Em um cenário perfeito, as pessoas devem entender por que seu trabalho é importante para a humanidade. 

Por isso, é importante cada pessoa saber qual o seu plano de vida, quais o valores que regem sua vida, para o que estão dispostas a lutar, em que trabalhariam quando o dinheiro não é o fator principal para sua realização profissional, assim, quando se deparassem com uma organização que não preenchessem seus requisitos de plano de vida, não aceitariam o trabalho. O mundo seria um lugar muito mais feliz, com pessoas fazendo o que amam! 

Os benefícios da Ética Empresarial são imensuráveis, mas entre os mais importantes estão: melhores desempenhos financeiros, aumento das vendas, melhora da imagem corporativa, redução de conflitos, etc…

Com tantos benefícios, ainda me pergunto, será que o crime compensa? 

Porque, uma discussão que começou antes de Cristo, ainda a de ser discutido em pleno século 21? Quando o homem vai entender que quando beneficiamos o outro, todos saem ganhando. 

Portanto, devemos fazer como os gansos, que voam juntos e em “V”, pois mesmo sem a racionalidade do homem, descobriram que criam um vácuo onde os que estão atrás voam com menos esforço e assim se revezam na liderança. Vamos criar vácuo e nos beneficiar mutuamente para o sucesso de todos.

Quer saber mais, fale comigo. Eu posso te ajudar, pois o seu sucesso significa um Brasil com mais oportunidades.

 

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.