BPO Financeiro – A salvação do pequeno e médio empresário

No exterior já funciona o sistema de BPO financeiro e no Brasil é uma nova onda que está se tornando realidade, e o que é isto? Business Process Outsourcing, em português BPO significa terceirização dos processos de negócios. Trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core da empresa.

Hoje ter uma contabilidade prestando serviços para empresas é obrigatório por lei, pois as informações precisam chegar até fisco e o contador faz este link entre os empresários e o governo.

O pequeno empresário deixa de enviar informações importantes e tempestivas para seu contador, porque não o vê como um aliado, ou por falta de controle ou porque tem medo que qualquer informação se traduza em uma guia de imposto a pagar.

Existe um abismo enorme entre o financeiro e a contabilidade, isso se traduz em relatórios financeiros que não retratam a realidade da empresa, relatórios que os empresários nem entendem sua importância.

A maioria dos empresários, são pessoas que resolveram começar um negócio sem o conhecimento sobre a gestão financeira, apenas com o conhecimento operacional, e acaba fazendo tudo dentro da sua empresa, sem tempo para pensar seu negócio. O empresário fica cada vez mais ocupado e menos produtivo.

Sou contadora e minha especialidade é finanças, organizar um setor financeiro e muito fácil para mim, isto é minha especialidade e sei que é fácil porque eu estudei para isto e continuo aprendendo todos os dias, além disto, eu amo esta rotina. Me sinto realizada quando encontro uma bagunça nas empresas, arrumo a “casa” e envio o primeiro relatório financeiro.

Para muitas pessoas o setor financeiro é um bicho de sete cabeças, quando digo minha profissão, muitas vezes escuto que tem que ser muito inteligente para trabalhar nesta área, e acredito que cada um tem que viver o seu dom e se realizar fazendo o que ama, por isso existe tantas profissões no mundo, nós nos completamos e somos úteis uns aos outros.

Todos os dias duas mil empresas fecham no Brasil, e quando isto acontece, todos perdemos. Pessoas ficam sem emprego, casamentos acabam, sonhos são interrompidos. Os empresários são fontes de riqueza e abundância para nosso país.

Hoje no Brasil com o cruzamento de informações e controle cada vez mais acirrado do fisco, acredito do fundo da minha alma que cada vez não haverá mais espaço para a corrupção, é o momento de os empresários trabalharem de acordo com sua realidade.

Muitos de nós brasileiros, ainda estamos acostumados com o “jeitinho”, e nem tentamos fazer da forma certa e ver qual resultado isso vai gerar. A boa notícia é que você empresário não precisa fazer tudo, você pode ter serviços de qualidade prestados por profissionais altamente qualificados, e assim gerar valor para o seu negócio.

Não canso de dizer que a área Financeira é uma área crítica para o sucesso das empresas e por isso precisa de processos estabelecidos. Informações corretas é o caminho para o sucesso das empresas, as PME’s ou Startups precisam focar todos os esforços na razão de ser do seu negócio, assim o empresário pode se concentrar em aumentar sua produtividade e suas vendas, gerando mais dinheiro para seu caixa.

O BPO Faz uma ponte entre o abismo que separa o setor financeiro do contábil, isso se traduz em redução de custo com serviço de excelência.

Quer saber mais, fale comigo. Eu posso te ajudar, pois o seu sucesso significa um Brasil com mais oportunidades.

 

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.