A importância de um financeiro estruturado dentro da pequena empresa

Quando digo que sou contadora e minha especialidade é o financeiro, e que amo trabalhar no financeiro, normalmente vejo nos olhos das pessoas o quanto me acham maluca.

Pensam que sou um E.T. ou que sou muito inteligente e eu respondo que isto é fácil para mim porque estudei, me especializei e tenho experiência nesta área, da mesma forma que olho uma pessoa de T.I., um médico, um fisioterapeuta, ou qualquer outro profissional atuando e penso na complexidade daquela função e acho muito difícil.

Acredito que cada um tem que viver o seu dom e se realizar fazendo o que ama, por isso existe tantas profissões no mundo, nós nos completamos e somos úteis uns aos outros.

Hoje duas mil empresas fecham todos os dias no Brasil, e quando isto acontece, todos perdemos. Pois os empresários que geram riqueza e abundância para nosso país, trás prosperidade para que pessoas possam viver seus talentos através destas empresas.

As empresas fecham por falta de gestão e controle. Na maioria das vezes os empresários têm o conhecimento operacional e não tem conhecimento de gestão financeira necessário para saber se o negócio está gerando lucro ou prejuízo. Não entende conceitos básicos, como por exemplo que seu patrimônio não pode se misturar com o patrimônio de sua empresa.

O controle do Fisco está cada vez mais acirrado, acredito do fundo da minha alma que os empresários não vão enxergar mais a sonegação como alternativa para aumentar seus lucros. Com o cruzamento de informações o fisco através da sua movimentação bancária pode saber se o declarado é real.

A boa notícia é que o controle e uma gestão eficiente do financeiro será indispensável para toda empresa que deseja sobreviver e ser próspera. Quando o financeiro trabalha em conformidade com a contabilidade, as informações são de qualidade. O Empresário tem acesso a relatórios reais e assim estão preparados para tomar decisões mais coerentes com sua realidade.

No exterior já funciona o sistema de BPO Financeiro e no Brasil é uma nova onda que está se tornando realidade, e o que é isto?

Trata-se da terceirização do setor financeiro. Um profissional qualificado, faz sua rotina de financeiro, contas à pagar, contas à receber, conciliação bancária, fluxo de caixa, entre outros serviços geram relatórios atualizados diariamente em uma linguagem preparada para o entendimento de cada Empresário.

Neste contesto, o empresário pode se dedicar com mais tranquilidade apenas no que ama fazer, pois tendo o controle financeiro, ele vai saber em tempo real se determinada ação está te gerando resultados positivos ou não.

Quer saber mais, fale comigo. Eu posso te ajudar, borá ser a transformação que queremos no Brasil.

 

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.