A importância de uma gestão de recursos humanos eficiente nas organizações

Em pleno século 21 ainda nos deparamos com Empresas que mantem um estilo de Gestão Tayloriana, onde se mutila o potencial de multitarefas dos empregados.

Nosso passado da Era da Industrialização, do trabalho operário ainda está muito entranhado na nossa cultura. Nesta época a maior qualidade de um funcionário era a capacidade de obedecer e acatar ordens, ou seja, não era pago para pensar, apenas para fazer, e a grande maioria nem sabia o porquê estava fazendo. Qual o impacto do seu trabalho na sociedade.

Nesta época surgiram algumas leis para organizar e estabelecer regras entre a relação patrão e empregado, que muitas das vezes era uma relação de rivalidade, apesar de estarem trabalhando para o mesmo objetivo.

No século 21, a Gestão de Recursos Humanos é cada vez mais entendida com uma perspectiva estratégica, através de um conjunto de ações e decisões diretivas, fazendo um elo entre as pessoas (empregados) com a missão e visão da Empresa.

Três elementos distinguem a GRH atual da era da industrialização:

  • O Recurso Humano como recurso decisivo e competitivo, onde se enxerga a pessoa como um ativo em potencial de Organização, incentivando a sua participação na tomada de decisões, e fazendo com que ela se sinta responsável pelos resultados da Empresa;
  • Enfoque sistêmico, onde a participação dos funcionários esteja em sintonia com a filosofia da Organização;
  • Coerência da GRH com a Estratégia Empresarial, ou seja, entender o porque, a razão de ser da organização , qual a missão, visão e valores da Empresa, e criar uma cultura onde todos estejam em sintonia e saibam o porque estão executando determinada tarefa, e percebam que sem o seu trabalho, a empresa não estaria completa.

Portanto, destaco aqui a importância de uma Gestão de Recursos Humanos, humano, onde cada vez mais coloque o enfoque nas pessoas, e assuma a responsabilidade de colocar a pessoa certa na função adequada, criando um ambiente harmônico, onde todos entendam que seu sucesso pessoal reflete no sucesso da organização e de seus colegas.

 

Josiane Leal de Souza – https://www.josilealdesouza.com

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.